Escrito Por
Mandriola
WP_Post Object ( [ID] => 4695 [post_author] => 5 [post_date] => 2023-12-12 14:14:19 [post_date_gmt] => 2023-12-12 14:14:19 [post_content] => [post_title] => 7 dicas para reaproveitar as rolhas de garrafas [post_excerpt] => [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => open [post_password] => [post_name] => 7-dicas-para-reaproveitar-as-rolhas-de-garrafas [to_ping] => [pinged] => [post_modified] => 2023-12-19 15:34:17 [post_modified_gmt] => 2023-12-19 15:34:17 [post_content_filtered] => [post_parent] => 0 [guid] => https://mandrioladelisboa.pt/?p=4695 [menu_order] => 0 [post_type] => post [post_mime_type] => [comment_count] => 0 [filter] => raw ) 1Array ( [cover] => [post_author] => Mandriola [article_text_1] =>Descobre como reaproveitar as rolhas de garrafas com estas 7 dicas criativas e sustentáveis
Tens rolhas de garrafas espalhadas pela cozinha à espera de uma segunda vida? Segue estas dicas para as reaproveitar. São ideias simples, práticas, e o resultado vai surpreender – quem sabe se não dão uma prenda de Natal especial?
1. Transforma as rolhas antigas num quadro de cortiça
A cortiça, matéria-prima da maioria das rolhas, é um material extraordinário. Serve tanto para garrafas, como para fazer sapatos ou até para isolar cápsulas espaciais. Mas para começar, tenta algo um pouco mais simples: um quadro de cortiça original onde possas fixar lembretes, fotografias ou cartões. Segue estes passos.
Material
– Moldura de quadro vazia.
– Rolhas de garrafa usadas.
– Cola tudo.
– Tesoura e x-ato.
– Tinta (se quiseres personalizar as rolhas).
Passos
1 – Remove o vidro e o fundo da moldura para ficares apenas com o contorno vazio.
2 – Organiza as rolhas na moldura para teres uma ideia de como queres que fiquem dispostas. Experimenta colocá-las em linhas uniformes, padrões específicos ou de forma mais aleatória. E, claro, não te esqueças de limpar as rolhas previamente se estiverem sujas ou com restos de vinho.
3 – Se necessário, corta as rolhas para se ajustarem melhor ao espaço disponível na moldura.
4 – Use cola quente para fixar as rolhas na moldura. Aplica a cola na parte de trás de cada rolha e pressiona firmemente contra a moldura. Certifica-te de que fiquem bem presas.
5 – Vai fazendo ajustes conforme necessário para que as rolhas fiquem alinhadas como idealizaste. Deixa a cola secar completamente antes de continuar.
6 – Se gostares, pinta as rolhas com tinta acrílica para adicionar um toque de cor. Depois de a tinta secar por completo, o quadro está pronto a usar.
2. Cria vasos para plantas a partir das rolhas antigas
As rolhas que iriam para o lixo podem ser usadas para criar vasos originais, que decoram os espaços de forma interessante e trazem a natureza para dentro de casa. Toma nota.
Material
– Vasos de vidro com formato quadrado.
– Rolhas de garrafa usadas.
– X-ato.
– Cola tudo.
Passos
1 – Separa as rolhas que vão ser precisas para revestir o vaso escolhido. Se necessário, apara algumas partes para garantir que não há irregularidades na superfície.
2 – Vira o vaso com o fundo para cima e começa a colar as rolhas pelo fundo. Se vires que ainda é preciso, vai aparando novamente para deixar a peça com as arestas bem retas e simétricas.
3 – Começa a colar as rolhas nas laterais do vaso, posicionando algumas na vertical e outras na horizontal.
4 – Para finalizar, acaba de colar todas as rolhas. Deixa secar completamente e está pronto! Agora basta encher com água e colocar as tuas flores ou plantas preferidas.
3. Personaliza os teus próprios carimbos
Os carimbos personalizados são uma forma divertida de adicionar um toque único aos teus cadernos, diário, notas ou agenda. Experimenta criar diferentes designs e padrões. Deixamos de seguida uma sugestão.
Material
– Rolhas de garrafa usadas.
– X-ato.
– Tinta para carimbo.
– Almofada de tinta para carimbo.
– Papel ou cartolina para testes.
Passos
1 – Começa por cortar entre 1 e 2 milímetros do topo ou da base da rolha de cortiça.
2 – Com o x-ato, desenha cuidadosamente o design desejado na fatia da rolha. Para facilitar, podes fazer antes um desenho na rolha e fazer o x-ato deslizar sobre os contornos. Se já te sentires um profissional, arrisca em formas mais complexas.
3 – De seguida, está na hora de colar à rolha as figuras desenhadas. Aplica cola na forma e pressiona durante alguns segundos.
4 – Para melhores resultados, remove quaisquer imperfeições que tenham ficado do excesso de cola ou das irregularidades da cortiça.
5 – Faz alguns testes em papel ou cartolina para garantir que o carimbo está a criar o design desejado.
4. Cria peças de decoração para a mesa de jantar
Queres adicionar mais charme à tua mesa de jantar? Aqui está uma forma sustentável e criativa de o fazer.
Material
– Rolhas de garrafa usadas.
– Cola quente.
– X-ato.
– Elementos decorativos adicionais à escolha.
– Base de madeira ou cartolina (opcional).
– Tinta (opcional).
Passos
1 – Decide que peça queres criar para a mesa. Pode ser um porta-guardanapos, marcadores de lugar, base para copos ou outros elementos decorativos.
2 – Se optares por fazer uma peça grande, pode ser útil ter uma base. Usa uma placa de madeira ou cartolina para organizar as rolhas.
3 – Organiza as rolhas na base de acordo com o design desejado. Pode ser uma fila de rolhas para marcadores de lugar ou uma disposição mais complexa para um centro de mesa.
4 – Usa cola quente para fixar as rolhas na base. Pressiona cada rolha firmemente para garantir uma boa aderência.
5 – Adiciona elementos decorativos extra, como fitas ou outros acessórios, para tornar a peça mais personalizada. Por exemplo, na altura de Natal, podes juntar elementos natalícios.
6 – Se desejares, pinta as rolhas com tinta acrílica para acrescentar cor ao projeto. Deixa secar completamente e está pronta para ser usada.
5. Torna a decoração de Natal ainda mais especial
Porque não reaproveitar as rolhas de garrafa para fazer decorações de Natal? Sinos, árvores ou bolas são boas alternativas. Damos uma sugestão para um sino bem original e sustentável.
Material
– Rolhas de garrafa usadas.
– Tinta acrílica nas cores desejadas (tradicionalmente vermelho, verde e dourado).
– Pincéis.
– Fio de juta.
– Cola quente.
– Feltro ou tecido de Natal.
– X-ato.
– Enfeites opcionais (como pequenos ramos de pinheiro, laços, entre outros)
Passos
1 – Depois de garantir que as rolhas estão bem limpas e secas, pinta-as com as cores desejadas. O vermelho, verde e dourado são as cores tradicionais, mas experimenta outras se preferires. Deixa secar completamente.
2 – Empilha 3 ou mais rolhas pintadas para formar o corpo do sino e cola-as juntas entre si com cola quente.
3 – Adiciona detalhes ao corpo do sino, como listas ou círculos. Deixa secar completamente.
4 – De seguida, pega numa rolha não pintada e corta-a ao meio na vertical. Pinta-a da cor desejada (pode ser dourado ou prateado). Esta peça será o badalo do sino.
5 – Cola a peça do badalo na parte inferior da pilha de rolhas com cola quente, garantindo que fica pendurada no centro.
6 – Corta um pedaço de fio de juta para criar um laço para pendurar o sino. Dá um nó nas extremidades do fio e cola-o na parte superior do sino.
7 – Se quiseres, faz um laço com o fio de juta ou com uma fita, e cola-o na parte superior do sino, onde o fio está preso.
8 – Este passo é opcional, mas dá um toque ainda mais profissional: corta um círculo de feltro ou tecido de Natal. Cola o sino em cima para criar uma base.
9 – Por fim, adiciona os enfeites que quiseres, como, por exemplo, ramos de pinheiro. Está pronto para ser pendurado na árvore de Natal ou em qualquer lugar que quiseres.
6. Personaliza o teu frigorifico
Esta é mais uma forma divertida e ecológica de dar um toque artesanal à tua cozinha. Segue estes passos para criares ímanes de frigorífico a partir de rolhas antigas.
Material
– Rolhas de garrafa usadas.
– X-ato.
– Tinta acrílica.
– Pincéis.
– Ímanes adesivos.
– Cola quente.
– Fitas decorativas (opcional).
– Caneta de tinta permanente (opcional).
Passos
1 – Corta as rolhas ao meio na horizontal para criar rodelas finas e facilitar a fixação dos ímanes.
2 – Pinta as superfícies cortadas das rolhas com tinta acrílica. Escolhe cores vibrantes ou padrões temáticos, dependendo da tua preferência ou da estação. Deixa as rolhas secar completamente.
3 – Cola ímanes adesivos na parte de trás de cada rolha. Posiciona-os no centro para garantir uma aderência firme à superfície do frigorífico.
4 – Podes ir mais longe e acrescentar desenhos ou mensagens personalizadas às rolhas com uma caneta de tinta permanente. Se quiseres adicionar mais elementos decorativos, como fitas, usa cola quente para os fixar na parte frontal das rolhas.
5 – Quando as tintas e as colas estiverem completamente secas, os ímanes estão prontos a usar.
Dica extra: sobrepõe várias rodelas de cortiça para formar um cacho de uvas. Finaliza com raminhos de videira e cola um íman atrás para aderir ao frigorífico. A opção ideal para os amantes de um bom vinho Mandriola!
7. Faz o teu jogo de dominó
Se gostas de passar bons momentos com jogos de tabuleiro, este não precisas de comprar. Podes reaproveitar as rolhas de garrafa para fazer um jogo de dominó e dar uma nova vida a materiais que poderiam ir para o lixo. Aqui está o passo-a-passo.
Material
– Rolhas de garrafa usadas.
– Caneta de tinta permanente.
– Régua.
– X-ato.
– Tinta para madeira (opcional)
Passos
1 – Com um x-ato, corta as rolhas ao meio na horizontal, no sentido do comprimento. As duas metades de cada rolha vão tornar-se numa peça do dominó.
2 – Usa uma caneta de tinta permanente para marcar os pontos nas extremidades dos pedaços de rolha, de 0 a 6. Opta por cores contrastantes para que os pontos se distingam facilmente.
3 – Para garantir a uniformidade, usa uma régua para manter a mesma distância entre os pontos de todas as peças.
4 – Se quiseres dar um toque mais duradouro às peças de dominó, pinta-as com tinta para madeira. Depois de secar, estão prontas a usar!
Mandriola, sempre presente nos momentos mais divertidos
Com estas 7 dicas para reaproveitar as rolhas de garrafa, estás a dar uma segunda vida a itens que seriam descartados, além de dares um toque pessoal à decoração. E a diversão é garantida. Quando terminares o teu projeto, abre uma garrafa de Mandriola para comemorar e, claro, guarda a rolha para a tua próxima criação!
[seccao_slider] => Array ( [slideshow] => ) [article_text_2] => [showmap] => Não )