Escrito Por
Mandriola
WP_Post Object ( [ID] => 5227 [post_author] => 5 [post_date] => 2024-12-18 21:31:17 [post_date_gmt] => 2024-12-18 21:31:17 [post_content] => [post_title] => 12 Resoluções para o Ano Novo 2025 [post_excerpt] => Surpreende com estas 6 sugestões de receitas para a ceia de Natal, de entradas, a pratos principais e sobremesas. Segue estas dicas. [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => open [post_password] => [post_name] => 12-resolucoes-para-o-ano-novo-2025 [to_ping] => [pinged] => [post_modified] => 2024-12-18 21:37:21 [post_modified_gmt] => 2024-12-18 21:37:21 [post_content_filtered] => [post_parent] => 0 [guid] => https://mandrioladelisboa.pt/?p=5227 [menu_order] => 0 [post_type] => post [post_mime_type] => [comment_count] => 0 [filter] => raw ) 1Array ( [cover] => Array ( [ID] => 5229 [id] => 5229 [title] => resoluções ano novo [filename] => dia18_blogPost_artigo02.png [filesize] => 456774 [url] => https://mandrioladelisboa.pt/wp-content/uploads/dia18_blogPost_artigo02.png [link] => https://mandrioladelisboa.pt/12-resolucoes-para-o-ano-novo-2025/dia18_blogpost_artigo02/ [alt] => resoluções ano novo [author] => 5 [description] => [caption] => [name] => dia18_blogpost_artigo02 [status] => inherit [uploaded_to] => 5227 [date] => 2024-12-18 21:30:18 [modified] => 2024-12-18 21:30:34 [menu_order] => 0 [mime_type] => image/png [type] => image [subtype] => png [icon] => https://mandrioladelisboa.pt/wp-includes/images/media/default.png [width] => 704 [height] => 467 [sizes] => Array ( ) ) [post_author] => Mandriola [article_text_1] =>Tens por hábito fazer uma lista de resoluções de Ano Novo, mas tens dificuldade em cumprir? Talvez não estejas a fazer uma lista realista o suficiente. Inspira-te nesta lista de 12 sugestões a concretizar em cada mês do ano 2025.
1. Janeiro: Transforma as tuas manhãs
Começa o ano com o pé direito com uma nova rotina matinal. Se possível, levanta-te um pouco mais cedo do que o habitual e dedica 30 minutos a atividades que te enriqueçam ou deem energia. Nesse tempo adicional que ganhas para ti, podes fazer uma destas atividades:
– Experimenta meditar ou fazer exercício físico.
– Tenta journaling, que consiste em escrever, numa espécie de diário, as tuas experiências pessoais, objetivos para o dia, pensamentos aleatórios, sentimentos e segredos.
– Bebe um chá ou prepara um pequeno-almoço diferente.
Lembra-te: um início de dia tranquilo e organizado pode definir o tom para as horas seguintes.
2. Fevereiro: Faz uma degustação de vinhos
Aproveita o mês de fevereiro para explorar o mundo dos vinhos. Participa numa sessão de degustação de vinhos em grupo, ou organiza a tua própria prova em casa. Convida amigos para jantar, seleciona alguns vinhos e segue estes passos:
– Certifica-te de que estão à temperatura ideal quando os servires num copo adequado.
– Depois de servido, o próximo passo é observar a cor e clareza do vinho. Abana o copo em movimentos circulares para libertar os aromas.
– A seguir, sente o odor e dá um gole no vinho. Presta atenção ao equilíbrio, às notas que se destacam, e se o vinho parece jovem e fresco ou tem complexidade e maturidade.
– No final, façam uma reflexão em conjunto sobre o vinho que provaram.
3. Março: Desenvolve um novo hábito saudável
Em março, foca-te na tua saúde física e mental, e estabelece um novo hábito saudável. Se precisas de inspiração, escolhe uma destas dicas:
– Começa a fazer yoga para melhorar a flexibilidade e reduzir o stress
– Diminui o consumo de açúcar e opta por snacks mais saudáveis.
– Aumenta a ingestão de água
– Experimenta uma modalidade que te motive, como natação ou danças de salão.
– Define uma rotina regular, como um horário específico para ir para a cama, e coloca o telemóvel em modo voo ou numa outra divisão para resistir à tentação.
Escolhe um hábito que realmente te inspire e que possas incorporar facilmente na tua rotina diária. Assim, estarás a estabelecer uma base sólida para um estilo de vida mais saudável e equilibrado durante o ano inteiro.
4. Abril: Investe na tua formação
Abril é o mês ideal para investires na tua formação. Inscreve-te num curso online ou presencial que te interesse, seja sobre desenvolvimento pessoal, escrita criativa, culinária, fotografia ou qualquer outro assunto que te apaixone. Por exemplo, podes aprofundar o teu conhecimento sobre vinhos com um curso ou workshop de enologia ou sommelier. Uma oportunidade para saberes mais sobre as diferentes origens do vinho e técnicas de degustação.
5. Maio: Organiza um jantar temático
Este é o mês perfeito para aproveitar o clima ameno e socializar. Que tal organizar um jantar temático? Um jantar italiano ou mexicano pode ser muito divertido! Pede a cada convidado que traga algo típico da região, como um prato, um vinho ou uma sobremesa.
Para tornar o jantar ainda mais épico, considera incluir algumas opções de entretenimento. Um quiz temático ou de cultura geral, um concurso de melhor prato e um jogo para adivinhar ingredientes são boas escolhas.
6. Junho: Visita uma adega
Esta altura do ano é ideal para fazer uma viagem curta. Que tal visitar uma adega? De norte a sul do país, são muitas as regiões onde podes viver esta experiência. Muitas quintas oferecem visitas guiadas, degustações e até workshops sobre vinificação, o que te permite apreciar a diversidade dos vinhos e a cultura local. Faz uma reserva antecipada para garantir a vaga e considera pernoitar nas proximidades para explorar a região ao máximo.
7. Julho: Organiza um churrasco de verão
O bom tempo pede a organização de um churrasco ao ar livre. Reúne amigos para uma tarde descontraída com comida deliciosa e boa companhia. Planeia um menu variado que inclua carnes suculentas, opções vegetarianas e acompanhamentos frescos, como vegetais grelhados e saladas. Para tornar o evento ainda mais especial, serve os melhores vinhos para churrasco. Importante: o vinho branco Mandriola deve estar bem fresco, como o clima pede.
8. Agosto: Desconecta-te da tecnologia
Agosto, tradicionalmente um mês de férias, é ideal para reduzires o tempo que passas frente a um ecrã e redescobrires o prazer das experiências offline. Aproveita este período para te desconectares das redes sociais parcial ou totalmente. Em vez de te afundares em notificações e mensagens, dedica mais tempo a atividades ao ar livre.
Por exemplo, experimenta caminhadas, piqueniques, jardinagem, artes manuais ou simplesmente desfrutar de um bom livro num ambiente tranquilo.
9. Setembro: Reduz o desperdício alimentar
O regresso ao trabalho é a desculpa perfeita para adotares práticas mais sustentáveis como reduzir o desperdício alimentar na cozinha. Segue estas dicas:
– Planeia as refeições para a semana para que, na ida às compras, tragas somente o que precisas.
– Procura receitas que aproveitem os ingredientes que já tens.
– Armazena adequadamente a comida.
– Utiliza sobras e faz compostagem dos resíduos orgânicos.
10. Outubro: Contribui para uma causa social
À medida que o ano se aproxima do fim, está na altura de refletir sobre a importância de contribuir para a comunidade e fazer a diferença na vida das pessoas ao teu redor:
– Participa em iniciativas que te permitam usar as tuas habilidades para ajudar os outros, seja através de trabalho voluntário em abrigos locais, organizações de apoio ou eventos comunitários.
– Ajuda a organizar uma angariação de fundos para uma instituição de caridade.
– Promove campanhas de sensibilização sobre questões sociais ou ambientais.
– Doa dinheiro a uma organização sem fins lucrativos.
11. Novembro: Lê dois livros
Estabelece uma meta para este mês de novembro: ler dois livros. Sugerimos que leias um livro técnico, de uma área do teu interesse, como gestão, marketing ou neurociências. Assim, aprofundas conhecimento, desenvolves a tua curiosidade, bem como a tua formação pessoal e profissional.
Para o outro livro, escolhe um género que aprecies. Seja ficção, fantasia, mistério ou qualquer outro estilo, esta é uma forma de descontrair e fomentar o entusiasmo pela leitura. E sabes o que vai bem com uma boa história? Isso mesmo, um copo de vinho tinto Mandriola.
12. Dezembro: Reflete sobre o ano e planeia o futuro
Dezembro não se faz só de bacalhau, rabanadas e chocolate. No final do ano, tira um tempo para refletir sobre o que alcançaste e as lições aprendidas em 2025. Elabora uma lista com as tuas conquistas, grandes ou pequenas, outra sobre as experiências menos positivas e que não queres que se repitam no próximo ano. Aproveita e faz também uma nova lista com novas ideias, projetos e objetivos. Que metas gostarias de alcançar no próximo ano?
Mandriola, a melhor companhia o ano inteiro
As resoluções de ano novo são sempre mais fáceis de cumprir quando começam com um toque de celebração. Para encerrar o ano com chave de ouro, desfruta de uma boa garrafa de vinho Mandriola e comemora os momentos especiais com quem mais gostas. Feliz Ano Novo!
[seccao_slider] => Array ( [slideshow] => ) [article_text_2] => [showmap] => Não )