Escrito Por
Mandriola
WP_Post Object
(
[ID] => 4286
[post_author] => 5
[post_date] => 2023-06-22 09:38:20
[post_date_gmt] => 2023-06-22 08:38:20
[post_content] =>
[post_title] => Mandriola desmistifica: os principais tipos de vinho
[post_excerpt] => Há mais tipologias de vinho para além do branco e tinto. Descobre os principais tipos de vinho, que tornam qualquer refeição ou momento de lazer ainda mais especial.
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => open
[post_password] =>
[post_name] => mandriola-desmistifica-os-principais-tipos-de-vinho
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2023-07-05 15:34:52
[post_modified_gmt] => 2023-07-05 14:34:52
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://mandrioladelisboa.pt/?p=4286
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
1Array
(
[cover] => Array
(
[ID] => 4287
[id] => 4287
[title] => Mandriola de Lisboa _ Tipos de Vinho
[filename] => Mandriola-de-Lisboa-_-Tipos-de-Vinho.png
[filesize] => 626717
[url] => https://mandrioladelisboa.pt/wp-content/uploads/Mandriola-de-Lisboa-_-Tipos-de-Vinho.png
[link] => https://mandrioladelisboa.pt/mandriola-desmistifica-os-principais-tipos-de-vinho/mandriola-de-lisboa-_-tipos-de-vinho/
[alt] =>
[author] => 5
[description] =>
[caption] =>
[name] => mandriola-de-lisboa-_-tipos-de-vinho
[status] => inherit
[uploaded_to] => 4286
[date] => 2023-06-22 08:36:38
[modified] => 2023-06-22 08:36:38
[menu_order] => 0
[mime_type] => image/png
[type] => image
[subtype] => png
[icon] => https://mandrioladelisboa.pt/wp-includes/images/media/default.png
[width] => 704
[height] => 467
[sizes] => Array
(
)
)
[post_author] => Mandriola
[article_text_1] => Uvas e tempo: estes são os dois grandes ingredientes a partir dos quais se obtém vinho. Mas dependendo do tipo de uvas utilizadas (há cerca de 10,000 diferentes tipos de castas) e das diferentes técnicas de fermentação, o vinho obtido é muito diferente. Resultado? Perfis, sabores, aromas e corpos muito distintos. Fica a conhecer os principais tipos de vinho, o que os distingue, e em que situações devem ser apreciados.
1. Vinho Tranquilo
O vinho tranquilo é todo aquele que não contém gás, ao contrário dos vinhos espumantes e frisantes (como alguns Vinho Verdes) que possuem desprendimento de gás. São normalmente tintos ou brancos, mas existe também a versão rosé.
2. Vinhos Espumantes
Os vinhos espumantes distinguem-se pela presença de dióxido de carbono proveniente da fermentação secundária, que lhes atribui a típica “bolha” e espuma. Normalmente os vinhos espumantes têm a sua fase final de fermentação em garrafa (método clássico ou champanhês). Existe ainda o método contínuo onde a fermentação se efetua através da passagem do vinho por diferentes tanques (onde o vinho fermenta e envelhece) e o método charmat onde a fermentação se realiza numa cuba fechada. Portugal produz espumante nas variantes branco, tinto e rosé.
3. Vinho Branco Tranquilo
Os vinhos brancos tranquilos são feitos a partir da fermentação de uvas sem pele. Todavia, há alguns brancos que são elaborados a partir do processo de maceração pelicular, ou seja, as peles das uvas mantêm-se em contacto com o mosto antes da fermentação para uma maior concentração aromática. Curiosamente, as castas utilizadas não precisam de ser apenas brancas: há vinhos brancos que utilizam castas tintas. Estes vinhos têm aspeto límpido e cor amarela bastante clara ou um pouco mais escura, a lembrar o amarelo da palha. São bastante suaves e aromáticos (predominam os odores a flores e frutos).
4. Vinho Rosé
Os vinhos rosés são elaborados a partir de castas tintas e através de um processo especial de fermentação. Após um curto período retiram-se as peles das uvas, pois já foi transferida alguma coloração rosada ao vinho. Depois segue-se um processo de fermentação semelhante ao do vinho branco (fermentação sem peles). Em Portugal é permitido fazer rosé a partir da mistura de vinhos brancos e tintos. Os rosés podem adquirir diferentes tonalidades: desde o rosa-pálido ao vermelho-claro. O seu sabor resulta do equilíbrio entre as características do vinho branco (a leveza e suavidade) e do vinho tinto (sobressaem aromas a frutos, especialmente os vermelhos).
5. Vinho Tinto Tranquilo
Os vinhos tintos tranquilos são produzidos a partir da fermentação de uvas tintas. A gama de cores no vinho tinto vai desde o vermelho rubi até ao vermelho mais escuro. Os tintos jovens são suaves, bastante aromáticos e geralmente têm um sabor delicado. Os tintos mais envelhecidos têm um aroma muito intenso e na boca apresentam uma textura macia (diz-se que são aveludados) e um elevado teor alcoólico (são encorpados).
6. Vinho Verde e Vinho maduro
Em Portugal ainda é comum a distinção popular entre vinho verde e maduro, que pretende contrastar os “Vinhos Verdes” com o vinho produzido nas outras regiões portuguesas. Tecnicamente “vinho verde” é uma região e não um tipo de vinho.
Mandriola, o teu tipo de vinho para todas as ocasiões
Agora que já conheces os principais tipos de vinho, agarra num saca-rolhas e experimenta uma garrafa de Mandriola branco ou tinto. Cria a tua própria Happy Hour, serve-te um copo e saboreia o momento lentamente. Um brinde!
[seccao_slider] => Array
(
[slideshow] =>
)
[article_text_2] =>
[showmap] => Não
)


