Escrito Por
Mandriola
WP_Post Object ( [ID] => 2685 [post_author] => 7 [post_date] => 2022-05-04 10:55:52 [post_date_gmt] => 2022-05-04 09:55:52 [post_content] => [post_title] => 6 recantos de Lisboa que toda a gente devia conhecer [post_excerpt] => Ruas castiças e vistas de tirar o fôlego. Atreve-te a passear por estes 6 recantos de Lisboa e descobre surpresas ao lado de casa. [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => open [post_password] => [post_name] => 6-recantos-de-lisboa-que-toda-a-gente-devia-conhecer [to_ping] => [pinged] => [post_modified] => 2022-10-21 10:33:23 [post_modified_gmt] => 2022-10-21 09:33:23 [post_content_filtered] => [post_parent] => 0 [guid] => https://mandrioladelisboa.pt/?p=2685 [menu_order] => 0 [post_type] => post [post_mime_type] => [comment_count] => 0 [filter] => raw ) 1Array ( [post_author] => Mandriola [article_text_1] => [seccao_slider] => Array ( [slideshow] => ) [article_text_2] =>Sair à rua e explorar aquilo que Lisboa tem para mostrar. Não existe nada melhor do que passear por esta cidade, repleta de história e paisagens perfeitas para terminar o dia com um copo de vinho na mão. Descobre os seis recantos de Lisboa que toda a gente devia conhecer.
1. Miradouro do Monte Agudo
- Onde: Entrada pela Rua Heliodoro Salgado ou pela escadaria na Rua Ilha do Príncipe
- Quando: todos os dias das 07:30 às 22:00
- Nível de preço: grátis
Quem atravessa o seu caminho de pedra, nem imagina que aqui se esconde uma das mais bonitas paisagens sobre a cidade. O Miradouro do Monte Agudo é um recanto de Lisboa aninhado entre os Anjos e a Penha de França, e é um dos segredos mais bem guardados desta zona da cidade.
Aqui não há gato: este miradouro tem uma impressionante vista panorâmica para o norte e zona ocidental da cidade. É um lugar para visitar naqueles dias quentes, em que só apetece ronronar ao sol, e está repleto de tranquilidade. Mas atenção: este segredo só é descoberto pelos mais atentos, visto que se encontra oculto pelo edifício da escola secundária Dona Luísa de Gusmão. O truque é prestares atenção ao portão, que se encontra do lado esquerdo deste edifício. Ao entrar, percorre a entrada e observa a pérgola e o painel pintado à mão, dois detalhes que conferem um carácter elegante e romântico a este miradouro.
Dica de sabedoria felina: visita o Miradouro do Monte Agudo ao final da tarde. Seja no quiosque ou sentado nos bancos do jardim, este é um local incrível para brindar a mais um dia com um copo de vinho Mandriola na mão.
2. Miradouro da Penha de França
- Onde: Rua Marques da Silva
- Quando: aberto ao público todos os dias
- Nível de preço: grátis
Localizado numa das mais belas colinas da cidade, junto à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, encontra-se o Miradouro da Penha de França. Um dos locais menos conhecidos para relaxar (até pelos locais), aqui é possível ver o tempo a passar com calma, sem multidões à volta, enquanto desfrutas da vista.
Este recanto, estendido ao longo de um muro cor-de-rosa, com um pequeno largo com bancos debaixo de duas oliveiras, oferece uma perspetiva diferente sobre toda a cidade. Daqui podes ver até ao Alto de São João, Olivais, Chelas e Marvila.
Estende-te num dos bancos ou relaxa no parapeito do muro, enquanto desfrutas de uma vista que convida a conversas em câmara lenta com amigos e uma garrafa de vinho Mandriola a acompanhar.
3. Vila Berta
- Onde: Vila Berta, entrada pela Travessa Pereira, Rua do Sol à Graça ou Beco do Forno do Sol
- Quando: aberto ao público todos os dias
- Nível de preço: grátis
A Vila Berta é uma autêntica joia da cidade. Localizada em pleno bairro da Graça, foi projetada e construída em 1902 e parece ter ficado parada no tempo, com uma arquitetura eclética e apontamentos de Arte Nova. Para chegares a este local, que já foi cenário de filmes como o “Pátio das Cantigas” de Leonel Vieira, passas numa rua emblemática, onde podes cumprimentar os locais que espreitam à janela. Termina o passeio colina acima, e recebe o prémio merecido. Aqui encontras bares e restaurantes onde te podes sentar para desfrutar de um justo copo de vinho.
4. Largo da Achada
- Onde: Largo da Achada, entrada pela Rua da Achada na Mouraria
- Quando: aberto ao público todos os dias
- Nível de preço: grátis
Um dos recantos mais cool da cidade de Lisboa, ideal para descansar depois de um passeio histórico pelo bairro da Mouraria, o Largo da Achada recebe os visitantes de braços abertos. Entre becos e vielas, aqui encontras uma das casas mais antigas da cidade que resistiu ao terramoto de 1755.
Senta-te na escadaria que circunda a parte superior do largo e aprecia a fachada das casas tipicamente lisboetas (incluindo o centro cultural Casa da Achada – Centro Mário Dionísio) e admira o Mural “Selfie” pintado em grande escala numa parede do lado esquerdo.
Este é um recanto único, localizado em pleno coração da cidade, perfeito para ler um livro ou simplesmente respirar Lisboa.
5. Miradouro do Jardim do Recolhimento
- Onde: Rua do Recolhimento
- Quando: todos os das 10:00 às 19:00
- Nível de preço: grátis
O bairro do Castelo tem um recanto de Lisboa que muitos desconhecem. O Miradouro do Recolhimento foi aberto ao público no início de 2015, tendo sido recuperado e transformado num elegante e discreto jardim.
A vista sobre o rio Tejo, tão calmo lá em baixo, é de cortar a respiração. Se virares a atenção para o bairro de Alfama, podes distinguir o Panteão Nacional, a Igreja de São Vicente de Fora, e muitos outros pontos de referência. Seja ao final de um dia de trabalho ou durante o fim-de-semana, aproveita para apanhares sol num dos bancos deste jardim.
6. Casa do Alentejo
- Onde: Rua das Portas de Santo Antão 58
- Quando: de terça-feira a domingo, das 12:00 às 16:00 e das 19:00 às 23:00
- Nível de preço: €€
Quem entra no Palácio de Alverca, também conhecido como Casa do Alentejo, e sobe a sua escadaria, choca de frente com um pátio de estilo árabe com vitrais, azulejos e plantas. Visitar este espaço é entrar num rihad marroquino, em pleno coração lisboeta. Este palácio árabe, com decoração mourisca, tem desempenhado um importante papel na dinamização, promoção e preservação da cultura alentejana.
Bebe do ambiente romântico do pátio e aprecia cada detalhe da arquitetura. De seguida visita a biblioteca da Casa do Alentejo, que para além do seu espólio, também é usada para lançamentos de livros, reuniões associativas e exposições.
Termina a tua visita com uma ida ao restaurante, localizado no piso superior, para te sentires uma verdadeira personagem dos livros de Eça de Queirós. Desfruta de pratos de gastronomia alentejana e pede um vinho especial a acompanhar. Se procuras um ambiente mais descontraído, vai à taberna da Casa do Alentejo. Um local repleto de luz e descontração, ideal para petiscar e beber com amigos ou colegas de trabalho.
Estes são apenas 6 dos mais surpreendentes recantos de Lisboa, para visitar sozinho ou acompanhado. Há muitos mais, repletos de histórias, mitos e segredos. Cada bairro tem os seus, e é impossível conhecê-los a todos. Por isso, o melhor é desfrutar sem pressas.
[pin_locations] => [map_text] => [cover] => Array ( [ID] => 2697 [id] => 2697 [title] => Mandriola - Recantos de Lisboa [filename] => mandriola-recantos-de-lisboa.webp [filesize] => 100460 [url] => https://mandrioladelisboa.pt/wp-content/uploads/mandriola-recantos-de-lisboa.webp [link] => https://mandrioladelisboa.pt/6-recantos-de-lisboa-que-toda-a-gente-devia-conhecer/mandriola-recantos-de-lisboa/ [alt] => Mandriola - Recantos de Lisboa [author] => 7 [description] => Mandriola - Recantos de Lisboa [caption] => Mandriola - Recantos de Lisboa [name] => mandriola-recantos-de-lisboa [status] => inherit [uploaded_to] => 2685 [date] => 2022-05-04 11:31:37 [modified] => 2022-05-04 11:32:24 [menu_order] => 0 [mime_type] => image/webp [type] => image [subtype] => webp [icon] => https://mandrioladelisboa.pt/wp-includes/images/media/default.png [width] => 802 [height] => 532 [sizes] => Array ( ) ) [showmap] => Não )